Força Aérea celebra formatura de 138 novos Aspirantes
A Academia da Força Aérea (AFA) celebrou, nesta sexta-feira (4), a cerimônia de Declaração de Novos Aspirantes, em Pirassununga, no interior de São Paulo. O evento considerado o mais importante da corporação, formou 138 cadetes dos quadros de Aviação, Intendência e Infantaria. Na ocasião, eles receberam as Espadas Oficiais, símbolo da Aeronáutica.
O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, prestigiou a formatura com o Presidente da República, Jair Bolsonaro, o Ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Augusto Heleno, o Ministro de Estado da Secretaria de Governo da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos Batista Pereira, o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Eduardo Antônio Fernandes, representando o Comandante do Exército Brasileiro, Edson Leal Pujol e Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.
A Turma Chronos encerrou a trajetória de quatro anos na Academia. Os jovens partiram da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), para o Ninho das Águias, como é conhecida popularmente a AFA, para desenvolver e aprimorar conhecimentos militares. A Academia da Força Aérea é o maior complexo de ensino da aviação militar no país.
Foram diplomados 77 Aviadores, 43 Intendentes e 18 de Infantaria, dos quais 122 homens e 16 mulheres. A turma incluiu um cadete da Força Aérea de Senegal. A graduação de nível superior compreende as áreas de Ciências Aeronáuticas, para os Aviadores, de Ciências da Logística, para os Intendentes e de Ciências Militares, para os de Infantaria. Os alunos das três carreiras também concluíram o bacharelado em Administração com ênfase em Administração Pública.
O Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Bermudez, afirmou ser um privilégio compartilhar do momento de renovação. “Os valores trazidos de casa lapidados pelos princípios do Código de Honra do Cadete da Aeronáutica – coragem, lealdade, honra, dever e pátria – enriquecidos com sólidos conhecimentos técnicos forjaram os 138 jovens cadetes. Tenham sempre em mente que suas condutas e atitudes servirão de exemplo a muitos”, afirmou o Comandante.
Os Aspirantes Aviadores seguirão para Natal-RN, na ALA 10, onde se especializarão na condução das aeronaves para as quais foram designados, de acordo com a classificação ao final do curso. Os Aspirantes Intendentes e de Infantaria serão direcionados para as unidades da Força Aérea por todo o País, também mediante classificação em cada turma.
Entre outras autoridades do comando militar, estiveram presentes durante a solenidade o Comandante da Academia da Força Aérea, Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Ranides Damasceno, o Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, o Diretor Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, o Chefe de Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic e o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad.
Fonte: MINISTÉRIO DA DEFESA