Educação

Desrespeito: coordenador de educação de Manacapuru agride mãe de aluno durante protesto contra remoção da atual gestora de escola

Essa reportagem recebeu denúncias de mães de alunos do Centro de Tempo Integrado Washington Luís Régis da Silva, localizado no município de Manacapuru (AM), sobre a atual gestão da coordenadoria de educação do município.

Segundo relatos, na quarta-feira (6), a mãe de um aluno foi agredida pelo atual coordenador de educação da região, João Messias da Silva Furtado.

Toda a situação aconteceu quando a gestora do CETI, Synara, foi informada que seria retirada do cargo. De acordo com as mães, a gestora é uma pessoa querida e que ganhou grande destaque na educação local por ajudar os alunos do CETI. Vídeos mostram o momento que Synara é ovacionada pelos estudantes do Centro Integrado.

Devido sua saída repentina, pais, responsáveis e alunos decidiram se reunir em frente a escola para protestar contra a saída de Synara. Durante o ato, o coordenador local, Messias Furtado, acabou se excedendo e agredindo uma mãe que protestava. No vídeo, Messias puxa a mulher pelo braço, fazendo com que ela saísse da frente do veículo que estava dentro da escola. Após a confusão, Messias vai embora em uma motocicleta sem capacete.

Em relato, as mães contaram que Messias é conhecido por ser mal-educado e muitas vezes tratar de forma ríspida dos pais e alunos. No próprio vídeo é possível ver que o coordenador não tem paciência para lidar com os alunos e mães durante o ato.

Uma mãe informou que a vítima de agressão chegou a ir na delegacia local registrar o Boletim de Ocorrência (B.O) contra Messias e realizar o exame de corpo de delito, porém, no local foram informadas que não seria feito o exame.

Ainda não ficou claro o motivo pelo qual a Synara foi retirada do cargo, um dos pais que estava no protesto disse que seria porque colocariam um “dos conhecidos” de Messias no lugar de Synara.

Em súplica, os pais e responsáveis solicitam que o Governo do Amazonas interceda na decisão já que Synara é considerada uma ótima gestora local.

A reportagem entrou em contato com a coordenação de Manacapuru e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do AM (SEDUC) para saber mais informações sobre o caso, até o momento ficamos no aguardo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *