Destaques

Amazonenses celebram mais em estilo francês, com um bom vinho à mesa

A verdade é que os costumes estão mudando radicalmente. Vinhos, são os novos acompanhantes das diversas refeições para o amazonense de paladar apurado.

Eles se apresentam como: Tinto, Rosé e Branco e acompanham a carne, o peixe e as aves. No Natal, época em que todos celebram o nascimento, o vinho vem à mesa de todos.

A Chief Executive Officer (CEO) da Bazacon, Dayane Casal explica que existem vários vinhos, “Existem inúmeros tipos e estilos de vinhos nos quatro cantos do mundo. Podendo classificarmos sinteticamente como brancos, rosés, tintos, fortificados e espumantes”

No Brasil, o consumo de vinho vem aumentando no dia-a- dia, mas a Chefe explica que o vinho é consumido na europa de forma diferenciada “Na Europa o vinho é considerado alimento, portanto faz parte do dia a dia das refeições das pessoas”.

No fim de ano o brasileiro investe pesado nas comemorações com vinho e por isso Dayane explica que tipo de vinho acompanha cada prato,

“Vinhos para harmonizar com a ceia de Natal. Como as ceias são verdadeiros banquetes é necessário um pouco de atenção para se obter um bom resultado na harmonização do alimento com o vinho”. E dá a dica:

“Para essa data são procurados brancos para harmonizar com Bacalhau, tintos para harmonizar com pratos mais estruturados e mais elaborados com condimentos , os espumantes para os aperitivos e welcomes e os de sobremesa como os vinhos do Porto, botrytizados, Ice Wines e Colheita tardia” .

Na ceia de Natal a escolha do vinho depende da seleção do cardápio, como ela ensina “Vai depender da escolha do menu, um bom exemplo é servir um vinho tinto leve com a casta Pinot Noir ou um Branco com passagem em Barrica com o Perú ou Chester .

A produção do vinho pode dar a conhecer o bom vinho, para Dayane o bom vinho pode ser reconhecido, como “O vinho só pode ser produzido com uvas Vitis Viníferas, e os que possuem bom equilíbrio entre acidez, tanicidade são excelentes representantes de serem bons vinhos”,

Além disso ela ressalta que esse é um belo exercício para os amantes do Mundo dos Vinhos. Como dizem os franceses “Harmonizar faz parte da arte do bem viver”.

Outra característica das festas de final de ano, é que o vinho, é um motivo de presentear aos amigos, pois a procura aumenta, porque a bebida denota elegância como esclarece a Ceo:

“Na época do final do ano como um todo aumenta a procura, devido inúmeras confraternizações, eventos entre amigos e família, além de terem muitas pessoas de bom gosto que presenteiam com vinhos. Fica a dica que presentear com vinho é sempre muito elegante!”

Mas, como toda bebida, nada de exageros! As comemorações com vinhos, trazem muita alegria e disposição.

O vinho, traz inúmeros benefícios à saúde, como por exemplo ajuda a limpar as artérias. Renova as energias e virilidade. Além disso, os espumantes, que devem ser servido entre 6º C até 8ºC, como a cidra e outra sempre regam bem à mesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *