Álvaro Campelo alertou ainda no mês de setembro para uma segunda onda de Covid-19, no Amazonas
Precisamente durante Sessão Plenária de quarta-feira, 9 de setembro, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a respeito de um artigo divulgado pela revista científica “Nature Medicine”, com a colaboração de sete cientistas, que alertava para uma segunda onda de Covid-19 em Manaus. O deputado estadual, Álvaro Campelo (Progressistas), na época demonstrou preocupação em seu discurso na tribuna da Aleam.
O parlamentar repercutiu dados do artigo e cobrou uma resposta dos órgãos de saúde do município de Manaus e do Governo do Amazonas sobre o assunto. “O Dr. Lucas Ferrante coloca algumas questões extremamente preocupantes e é necessário que haja uma manifestação pública dos órgãos de saúde e de vigilância, com relação à possibilidade de uma segunda onda de Covid-19 no estado”, afirmou.
De acordo com o pesquisador, para se atingir a tão falada imunidade de rebanho, entre 90% e 95% da população teria que estar infectada, isso se já houvesse uma vacina sendo aplicada. Atualmente, segundo informações do Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, essa vacina só vai começar a ser ministrada a partir de janeiro. Outra constatação é que passados os três meses, a pessoa que já foi infectada pode ser infectada novamente.
O deputado também relatou que a pesquisa do cientista, Lucas Ferrante, apontou que já há o dobro de casos, se comparado com os últimos dez dias que antecederam o período da pandemia entre os meses de abril e maio. Outro dado preocupante, divulgado no site BNC, é que a Fundação de Vigilância Sanitária (FVS), não tem os dados atualizados de 28 municípios do estado, o que pode representar subnotificações dos casos.
*Com informações da Assessoria do Deputado Estadual Álvaro Campelo
Portal Gazeta do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta do Amazonas )
Foto: Reprodução do Facebook