Câmara Muncipal

Vereador Peixoto destaca importância da cultura indígena no município

O vereador Peixoto (Pros) destacou hoje, durante pronunciamento na sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), a importância da cultura indígena neste Dia do Índio, que é comemorado nesta terça-feira (19/04).
“A valorização da cultura dos  povos indígenas dos quais se originam nossas etnias é dever de todos nós. Esse cuidado com sua história, costumes e raízes mantém vivo suas contribuições na formação de nossa sociedade”, destacou Peixoto.


Desde o início do seu mandando o parlamentar tem realizado reuniões e visitas as comunidades indígenas e ribeirinhas localizadas no município. 
“No primeiro dia de trabalho aqui na CMM estive reunido com lideranças indígenas para ouvir as suas demandas e dificuldades, e com isso encontrarmos soluções para as questões pontuadas. Somos parlamentares de todos os munícipes e devemos trabalhar para melhorar a qualidade de vida de toda a população” ressalto Peixoto.


*Artesanato*
Peixoto é o autor do Projeto de Lei 97/2021 que  foi sancionado pelo Executivo Municipal na Lei número 2848 de 11 de janeiro se 2022 que instituiu a Semana do Artesanato e a Semana do Artesanato Rural 
“Muitas comunidades vivem da venda do Artesanato Indígena produzido pelos moradores. A ideia é potencializar através de políticas públicas o artesanato indígena permitindo assim o aumento da geração de renda dessas famílias e diminuindo o risco de vulnerabilidade social”, explicou Peixoto.


*Iluminação*
Peixoto também encapou  a luta por melhores condições a essas comunidades. Graças a articulação junto à Amazonas Energia, cerca de 500 famílias que vivem em 17 comunidades ribeirinhas de Manaus, situadas na margem esquerda do Rio Negro vão receber no segundo semestre deste ano energia através do projeto do governo Federal ‘Mais Luz Para a Amazônia’ (MLA).


A demanda dessas centenas de famílias chegou até o gabinete do vereador Peixoto através do presidente do Fórum Permanente em Defesa das Comunidades Rurais de Manaus – FOPEC, Daniel Araujo.
“A chegada desse serviço vai acabar com uma longa espera de mais de 16 anos. Essa energia vai ajudar no fomento da agricultura familiar, gerar emprego, renda, qualidade de vida além de alavancar o desenvolvimento econômico da região” comemorou o vereador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *