‘Três dias é suficiente’, dispara vereador Gilmar Nascimento contra a escala 5×2 na Câmara Municipal
Ao que parece, apenas o funcionário CLT deve trabalhar em escalas massivas 6×1 ou 5×2. Nesta segunda-feira (9), em meio a discussão sobre o aumento do salário dos vereadores de Manaus – que deve sair de R$ 18 mil para R$ 26 mil mensal – Gilmar Nascimento (Avante) deu seu posicionamento contrário a escala 5×2 dentro da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Hoje, os parlamentares trabalham na escala 3×4, mas diante o possível aumento salarial, o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) propôs que a carga trabalhista dos parlamentares também aumentasse e se tornasse 5×2 – igual a de grande parte dos brasileiros.
Contrário e visivelmente irritado com o projeto de Guedes, o vereador da base do prefeito David Almeida, Gilmar Nascimento (Avante), alegou ser contra o aumento da carga e ainda disse, sem provas, que trabalha todos os dias e que essa nova escala vai impedir os vereadores de estarem fiscalizando in loco.
“Se a gente ficar aqui cinco dias, é um vazio muito grande pra Manaus. Porque hoje a população reclama ‘cadê os vereadores, que ninguém vê os vereadores na rua. Vereadores só andam em época de eleição’. A gente tem que sair da nossa cadeira, tem que tá lá no 28 de agosto, no João Lúcio, no Platão (…) A gente vai ficar aqui de segunda a sexta-feira? Não pode ser a cabeça de um querer regular 41. Eu trabalho todos os dias. Três dias é o suficiente”, ressaltou Gilmar.
Vale lembrar que de 2021 a 2024, o vereador Gilmar Nascimento foi o segundo que mais faltou as obrigações da Casa Legislativa.