Saúde

Técnico de radiologia chega à exaustão e sofre infarto em local de trabalho no Hospital 28 de Agosto

A cada dia que passa, a saúde pública do Amazonas está causando traumas em muitas famílias, dessa vez, a falta de repasse das verbas para os terceirados que atuam dentro dos hospitais está deixando funcionários entre a vida e a morte.

Os funcionários dos hospitais públicos estão há mais de três meses sem receber seus salários e isso faz com que os mesmos trabalhem sob pressão, sofrendo diariamente sem saber como irão trabalhar, o que vão comer e como voltarão para casa.

Os terceirizados da saúde vem sofrendo muito e tudo isso acaba se tornando algo mais sério, como foi o caso do técnico de radiologia do Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, João Eldo da Silva. Ele sofreu um infarto no momento em que ia começar a fazer exames em uma paciente. João Eldo foi socorrido e agora está internado na UTI (Unidade de terapia intensiva) do Hospital 28 de Agosto.

João Eldo trabalha para a empresa prestadora de serviço de imagens do 28 de Agosto há mais de 5 anos, considerado um profissional exemplar, sempre cumpriu com seus compromissos profissionais. Além disso, João é um homem forte, em meados de 2020/2021 ele perdeu a esposa para o Covid-19, a mesma veio a óbito dentro do 28 de Agosto. Hoje, João cuida do seu filho sozinho.

Mesmo sem o pagamento, João continuava indo trabalhar, acreditando que um dia o Estado olharia para a saúde pública com mais atenção e amor.

A falta de pagamento dos terceirizados da radiologia vem prejudicando todos os funcionários. Por não terem condições de irem para o local de trabalho, não terem condições de pagar um cuidador ou até uma creche para seus filhos e em muitos casos não terem condições de colocar o pão de cada dia na mesa, tudo isso gera enorme preocupação nos profissionais da saúde que a cada dia estão adoecendo, seja fisicamente ou psicologicamente, essas pessoas precisam de atenção, precisam receber o que lhes é um direito, o salário.

Vale ressaltar que isso não é um caso isolado que vem acontecendo apenas no Hospital 28 de Agosto, nesta quinta-feira (1°), os funcionários do Hospital e Pronto Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo estão em greve, reivindicando a falta de pagamentos. O diretor do local, identificado como Silvio Romano, está mais uma vez ameaçando os terceirizados da saúde.

Dessa vez, Silvio exigiu que apenas UM técnico fizesse realizasse TODO O ATENDIMENTO DA UNIDADE HOSPITALAR PLATÃO ARAÚJO, isso porque a categoria decidiu atender apenas os casos de emergência, em claro pedido de Justiça pela falta de pagamento do Governo do Amazonas.

Inclusive, essa reportagem recebeu exclusivamente um áudio de uma técnica do Platão, que está grávida, onde ela conta que durante os exames de rotina o médico detectou problemas cardíacos devido o estresse diário que ela passa dentro do trabalho com as preocupações com os atrasos de salário e as cobranças desumanas de Silvio Romano.

Um representante da categoria também encaminhou um áudio em reposta as atitudes de Silvio Romano. Após o diretor do Platão ameaçar os funcionários, o representante afirma que qualquer atitude errada de Silvio será exposta na mídia porque nenhum funcionário deve ser tratado da forma como ele trata as pessoas dentro do Platão Araújo.

O Governo Wilson Lima não está matando apenas os pacientes, mas os próprios funcionários da saúde. Todos os dias essa reportagem recebe reclamações sobre a falta de atenção do estado com a sociedade, a falta de pagamento dos terceirizados da saúde, o descaso do governo Wilson Lima com a infraestrutura dos hospitais públicos, tudo isso vem se tornando rotineiro desde que Lima assumiu o cargo de governador do Amazonas.

Cadê os representantes do povo nesse momento? Onde está os deputados Dr. Gomes, Felipe Souza e George Lins que atuam em defesa a saúde pública dentro da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam)? Saibam que vocês foram eleitos para defender o povo e não esconder as roubalheiras do governo.

Cada morte que acontece dentro de um hospital público por falta de médicos, medicamentos, leitos ou estrutura, é culpa de vocês. Aqueles que deveriam olhar para o povo e para a saúde, estão sendo os primeiros a ‘taparem o sol com a peneira.’

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *