Mundo

Furacão Milton gera tornados na Flórida; 12 milhões sob alerta

Na manhã desta quarta-feira (9), os ventos do furacão Milton provocaram a formação de vários tornados no sul da Flórida, conforme relatado pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS). O estado está sob três alertas ativos, com a possibilidade de novos tornados se formarem ao longo do dia, afetando uma população de mais de 12 milhões de pessoas.

Por volta das 10h15 (horário local), o NWS confirmou a ocorrência de um tornado “grande e extremamente perigoso” próximo à reserva indígena Big Cypress, movendo-se para o norte a uma velocidade de 40 km/h. Embora a área afetada seja pouco povoada, o tornado cruzou trechos da rodovia interestadual I-75, aumentando os riscos para motoristas e residentes da região. A orientação do NWS é clara: a população nas áreas de risco deve buscar abrigo imediatamente, já que as condições favorecem a formação de tornados rápidos e perigosos.

Embora o furacão Milton tenha sido rebaixado à categoria 4, ele continua a ser considerado “extremamente perigoso”. Nas últimas 24 horas, o alcance dos ventos do furacão se expandiu de 128 km para 225 km de seu centro, significando que os impactos destrutivos podem afetar uma área ainda maior, potencialmente cobrindo toda a largura da península da Flórida. O aviso do NWS permanece em vigor até as 21h (22h em Brasília), e cidades como Tampa, Miami, Cape Coral e Key West estão em alerta máximo. A prefeita de Tampa, Jane Castor, reiterou a urgência da evacuação, alertando que permanecer em áreas de risco pode resultar em consequências fatais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *