Acabou a mordomia: Aleam aprova retirada de seguranças do prefeito David Almeida
As mordomias de David Almeida acabaram, na quarta-feira (15), os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovaram o Projeto de Lei (PL) que impede que governadores interinos tenham direito, após saírem do cargo, a sete policiais para segurança e três assessores para apoio pessoal. O projeto é do deputado Felipe Souza (PRD).
Isso afeta David já que o mesmo assumiu o cargo de governador interino em 2017, quando houve a cassação de José Melo. Na época, David Almeida era presidente da Aleam.
Com a aprovação, a Lei Estadual n° 4.733/2018, que diz que teria direito ao beneficio todos que assumissem o cargo em “caráter permanente decorrente de eleição ou de vacância”, foi alterada para que a palavra “vacância” fosse retirada, evitando assim que governadores interinos (DAVID) não tenham acesso aos benefícios.
Felipe Souza propôs que o texto passasse a ser da seguinte forma: “Será considerado Governador do Estado aquele que exercer o mandato em caráter permanente, decorrente de eleição”, logo, David perde os benefícios relacionados aos seguranças e assessores.
Durante a votação na Casa Legislativa, apenas os deputados Daniel Almeida – irmão de David – e Abdala Fraxe foram contra a aprovação do PL.